top of page

Como fazer Inventário em Cartório?

  • marcosvstah
  • 8 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Em muitos casos é possível que os herdeiros resolvam a partilha de bens rapidamente através do Inventário em Cartório📚, também chamado de Inventário Extrajudicial.


Este tipo de Inventário é conhecido pela sua agilidade, em posse de toda documentação tudo é finalizado em até menos de uma semana!⏳

Após apresentação dos documentos é agendada uma data para assinatura dos herdeiros e a Escritura Pública de Inventário é finalizada. Para que o Inventário possa ser realizado em Cartório é necessário o preenchimento de alguns requisitos: 1️⃣Consenso entre os herdeiros; 2️⃣Inexistência de herdeiros menores ou incapazes*; 3️⃣Inexistência de testamento*; 4️⃣Obrigatória a presença de Advogado.


Para dar entrada no pedido será necessário diversos documentos, mas fiquem tranquilos, tudo isso será orientado pelo seu advogado. Por isso escolha bem o profissional que irá lhe representar! ➡️E se não for preenchido algum dos requisitos acima, só poderá ser feito pela via Judicial? Não, mesmo em casos em que houver testamento ou filhos menores ainda assim será possível realizar o Inventário em Cartório❗️ Em relação a existência de testamento, a justiça já vem entendendo pela possibilidade de abertura do inventário em cartório mesmo quando há testamento, desde que autorizado judicialmente. Até mesmo nos casos em que há filhos menores👨‍👨‍👧‍👦 os tribunais vem autorizando a realização do Inventário pela via Extrajudicial, desde que a partilha seja estabelecida de forma ideal, sem nenhum tipo de alteração do pagamento dos quinhões hereditários, não havendo risco de prejuízo aos menores envolvidos.


Portanto, preenchendo os requisitos você só precisará entrar em contato com um advogado que ele irá lhe fornecer as orientações, além de lhe solicitar os documentos necessários para o procedimento. Na grande maioria das vezes os custos do inventário extrajudicial serão menores do que o realizado pela via judicial e, em pouco tempo e sem muita burocracia você conseguirá realizar a partilha dos bens e obter a Escritura Pública de Inventário! Portanto, fica a dica: Sempre que for possível optar por essa via, o faça! Você irá economizar tempo e dinheiro 💰 além de evitar desgastes emocionais. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco 🎯



 
 
 

Comentários


whatsapp advogado curitiba
bottom of page