Porque o Inventário Judicial demora tanto?
- marcosvstah
- 21 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Primeiramente é importante entendermos que não serão todos os Inventários que irão demorar muito tempo, já que cada um tem as suas particularidades. Porém, na grande maioria dos casos, quando o Inventário é processado pela via Judicial, pressupõe-se que há a existência de litígio, ou seja, briga entre os herdeiros.
Quando isto ocorre, é muito provável que o processo irá se estender por alguns anos pois a discordância entre os herdeiros quanto a divisão dos bens poderá gerar atraso e diversas manifestações desnecessárias.
Neste ponto é sempre muito importante estar assessorado por um advogado especialista na área para conduzir o processo de maneira mais ágil, evitando muitas vezes que questões de cunho emocional e pessoal dos envolvidos acabem atrapalhando no desenvolvimento do processo.
As brigas familiares, sempre que possível, devem ser mantidas fora do Inventário. O que muitos advogados que não trabalham na área acabam fazendo é justamente trazer essas questões para dentro do processo, por insistência de seus clientes.
Ainda, quando falamos de procedimentos judiciais, os conflitos entre os herdeiros acabam levando a propositura de novas ações e recursos processuais. A cada decisão ou sentença questionado, aumenta-se o tempo de duração do inventário judicial.
Aliado a isto temos a demora ocasionada pelo próprio Judiciário devido ao grande número de processos distribuídos. Este fator contribui e muito para o atraso nos despachos pelos Juízes.
Existe ainda outros fatores determinantes que podem atrasar a marcha processual, como a dificuldade de obter alguns documentos, a existência de bens irregulares, interesse de incapazes, regularização de impostos etc.
Por isso, é de primordial importância a escolha de um advogado especialista em Inventários para atuar neste tipo de demanda, pois a sua experiencia irá auxiliar no andamento mais rápido do processo.
E mais, esse profissional ainda poderá auxiliar na condução de um acordo entre os herdeiros, evitando que o processo vá para via judicial. Inventários Extrajudiciais, a depender do caso, podem ser finalizados em até uma semana.
Até mesmo um processo que tenha iniciado pela via judicial pode ser finalizado em cartório. Por isso, não deixe de contratar um especialista!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!


Comentários